sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dia Nacional da Educação a Distância - Temos muito a comemorar.



No dia 27 de novembro de 2009 será comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância qua neste ano chega à sua sétima edição. A data foi instituída pela ABED em 2003 e, para celebrar mais um aniversário, a ABED e seus parceiros realizam diversas atividades nos Polos e Instituições espalhados pelo Brasil.

Em São Paulo, será realizado o 4º Encontro CIEE-ABED de Educação a Distância, que terá como tema: "Educação a Distância no Universo Corporativo"
Confira a programação do 4º Encontro no link abaixo:
http://www.abed.org.br/encontrocieeabed2009

Os pólos da ABED também organizam programações locais para comemorar o Dia Nacional de EAD.
> O Polo Belo Horizonte em parceria com a
FUMEC realiza o Fórum Virtual TV Digital na Educação a Distância:
http://www.virtual.fumec.br/eadtvdigital/

> O Polo Curitiba em parceria com a UFPR realiza evento em comemoração aos 10 ano de EaD na Universidade:
http://www2.abed.org.br/polos/curitiba/AtividadeDetalhe.asp?AtividadesPolo_ID=124

Fonte: ABED

____________________________________________________________________


Escolas receberão projetor multimídia do PROINFO.

Com o propósito de levar tecnologias às sala de aula, o Ministério da Educação pretende utilizar um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem, chamado de Projetor Proinfo. O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e se diferencia dos demais disponíveis no mercado, por facilitar a interatividade. Leve (apenas cinco quilos), ele dispõe de mouse, teclado e portas de entrada de CD, DVD e demais acessórios (USB). Portanto, dispensa o uso de computador.

Foi concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância, com o objetivo de levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa.

Como uma das últimas ações como Coordenador Estadual do Proinfo, o prof. Luis Cavalcante selecionou as seguintes escolas que receberão o Projetor Proinfo:

E.E. Conceição Gomes - São Francisco do Pará

Escola Estadual Salomão Matos - Salvaterra

Escola Prosseguir - anexo da E.E.E.F Barão do Rio Branco - Belém

E.E. Acyr de Barros - Marabá

Estas escolas estão entre as 261 instituições, entre coordenações estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado), escolas públicas e representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undimes) que deverão receber uma unidade do projetor. Ao todo, 350 instituições participam dessa fase piloto.

Imagem: NTE Hulda Kedna

___________________________________________________________________


Pará é líder em números do MEC


O Pará é um dos Estados com maior número de acesso ao Portal do Professor e um dos maiores em número de publicações de aulas e participações nos fóruns do Portal!! A informaçao foi divulgada durante a 3ª Reunião Técnica do Proinfo Integrado, onde os coordenadores estaduais do Proinfo se reunem para discutir a capacitação de professores e a utilização das tecnologias em sala de aula.

Isso mostra o trabalho que os NTEs do Pará vêm desenvolvendo continuamente, promovendo inúmeras Oficinas de Portal do Professor em seus projetos de formação. Consideramos fundamental a realização destas atividades que estimulam a participação do professor. Os acessos, as participaçoes nos fóruns do Portal, as aulas publicadas e já difundidas pelos blogs dos NTEs são demonstrações de que a educação pública no Pará tem competência para trabalhar com a tecnologia, de forma a levar novas oportunidades de conhecimento e de troca de experiências.

Texto: MO

Fonte: Luis Cavalcante

Um comentário:

  1. Oi, Jamille. Estamos muito felizes por esse presente. Queremos agradecer a tua contribuição, pois muito tens feito para que a nossa sala de informática continue caminhando, sem medo. Agradecemos muito ao profº Luis Cavalcante que sempre acreditou no nosso trabalho e não tem medido esforços para que educação e tecnologia caminhem de mão dadas nas escolas paraenses. Estamos curiosas e ansiosas para trabalhar com o projetor que, certamente será mais um recurso a serviço da aprendizagem de alunos e professores. Postaremos as atividades realizadas no nosso blog. Obrigada de coração. Bjs.

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.