Projetos

  • ALUNO ARGONAUTA   
O Projeto Aluno Argonauta integra o Programa Estadual Escola de Portas Abertas, faz parte das ações para a juventude da CTAE/SEDUC - Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação -  e está sob a responsabilidade deste NTE. O Aluno Argonauta é um jovem regularmente matriculado no Ensino Fundamental ou Médio e que esteja frequentando as aulas. Ele auxiliará o professor lotado na Sala de Informática, ministrará cursos de informática básica e orientará os colegas no uso adequado da tecnologia, estas atividades serão desenvolvidas em turnos contrários ao que o aluno está matriculado e nos dias letivos. Nesta fase do Projeto a formação dos aluno monitores ocorrerá por meio do Programa Nacional Aluno Integrado.

  • ALUNO INTEGRADO
O Programa Aluno Integrado é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância/SEED e Secretária de Educação Básica/SEB, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais/LabTime e prevê a qualificação em Tecnologia Digital visando maior participação dos alunos, a fim de dinamizar as atividades escolares, valorizar o protagonismo juvenil, promover a inclusão social e a profissionalização.
O Curso Aluno Integrado visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a:
  1. Monitorar diversos ambientes informatizados;
  2. Auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;
Características do Curso:
  • O Curso de Qualificação Profissional em Tecnologia Digital é ofertado na modalidade à distancia, cumprindo uma carga horária total de 180 horas, acontecendo apenas um encontro presencial obrigatório com carga horária de 8 horas, previsto para o período de 24/05 a 11/06 de 2010.
  • O acompanhamento do aluno/cursista será realizado por tutores, a distância.
  • O aluno/cursista concluinte receberá certificado de extensão da emitido pela Universidade Federal de Goiás.
Perfil do aluno/cursista:

  • Podem participar do programa alunos regulamente matriculados na rede pública de ensino e que estejam cursando o oitavo ano em diante – 8ª Série do ensino Fundamental até o ensino médio, o EJA poderá também ser contemplada – com idade igual ou superior a 15 anos e idade máxima de 24 anos;
  • Os alunos selecionados precisam ter acesso a internet, através de Sala de Informática das Escolas, Infocentros ou computador pessoal;
  • O aluno/cursista precisa ter conhecimentos básicos em informática – Sistema Operacional Linux, correio eletrônico, navegação na web, editor de texto, etc;
  • Prioritariamente serão inscritos os Alunos Argonautas bolsista do Programa Estadual Escola de Portas Abertas.
A seleção dos alunos será de forma democrática por intermédio das Use's e direção das Escolas.

  •   JUVENTUDE E CIDADANIA

  • PROGRAMA PROSSEGUIR
        Este programa visa permitir a continuidade da escolaridade aos pacientes temporaria ou permanentemente internados nos hospitais, fazendo parte das classes hospitalares, nas quais professores desenvolvem atividades que possibilitam ao paciente dar prosseguimento ao ano letivo independentemente do tempo de internação. Esse atendimento é feito no leito e também no espaço destinado, nos hospitais, à sala de aula da escola PROSSEGUIR.
      Atualmente esse programa desenvolve-se nos seguintes hospitais: Ophir Loyola, Barros Barreto, Santa Casa de Misericórdia, Hospital das Clínicas e Abrigo João Paulo I.
       Os professores do programa receberam netbooks, doados pela Secretaria de Educação do Estado do Pará garantindo, dessa forma, a inclusão digital dos  alunos/pacientes e o desenvolvimento de projetos que envolvam as tecnologias. O NTE Belém 2 participa desse programa através do assessoramento e da formação continuada dos professores das classes hospitalares.