Escola em ação


Olá educador,
Essa página foi criada para que sejam publicadas ações na sua escola, como: pesquisa, projetos, vídeos, eventos, seminários, etc.
Vamos compartilhar ideias aqui!

E.E.E.F.M. “PROFº DAVID SALOMÃO MUFARREJ
SALA DE INFORMÁTICA

PRODUÇÃO DE VINHETAS

A produção de Vinhetas e outras produções em parceria com alunos, professores e coordenadores de espaços pedagógicos (sala de leitura, sala multidisciplinar e sala de Informática) da “Escola Estadual David Salomão Mufarrej” você encontra facilmente no blog da escola. A vinheta foi uma atividade que fez parte de uma Gincana Educativa realizada  na escola.  
A  Gincana foi dividida em várias tarefa e uma delas foi a gravação de vinhetas com a temática ambiental – que era o tema da gincana. Logo, ao ouvirem as vinhetas vão perceber que a mensagem é voltada para a preservação, para o cuidado com o meio ambiente, um olhar direcionado para a nossa Amazônia.
As vinhetas foram gravadas no software o “Audacity”  que é  “uma ferramenta para editar e mixar qualquer arquivo de áudio nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Então, estes arquivos podem ser tanto gravados por meio do seu microfone ou entrada de linha quanto importados de algum lugar do seu computador.”
Afinal o que é a vinheta ? Conforme o manual didático do formador da  radio escola da  profª Francis Aires , multiplicadora do Nte profº Whashinton Luis Barbosa,  “a vinheta é um texto curto associado a um efeito sonoro ou musical..” e  que foi usado por uma causa social e nobre ao defender um pedacinho cobiçado do planeta, que é a Amazônia.
Esta atividade contou com a participação de alunos, professores e gestores de todos os turnos, integrando teoria e prática na busca de uma nova aprendizagem aliada a  educação. Ressalta-se além o empenho de professores coordenadores da gincana em orientar os alunos na produção e correção das mensagens  para serem gravadas na sala de Informática, também a participação do profº Franz Kreuther, multiplicador do Nte profº Whashinton Luis Barbosa, através da oficina de “Vinhetas” para os Professores de sala de Informática foi possível  realizar uma atividade diferente na escola .
Profª Marlene



Alunos da escola Mário Chermont participam do I Concurso de Vídeo

Os alunos do ensino médio da escola estadual Mário Chermont participaram, na tarde desta terça-feira (25), do I Concurso de Vídeo da escola, produzido através do projeto “Ensino Médio Inovador”, idealizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Mais informações no link http://www.seduc.pa.gov.br/portal/index.php?action=Destaque.show&iddestaque=946&idareainteresse=1
Vencedores:
1° Lugar: Vídeo “Retratos da Educação”
2° Lugar: Vídeo “Cotidiano de um paraplégico”
3° Lugar: Vídeo “A história do Cine Olympia do Pará”

Fonte: Ascom/Seduc 



TECNOLOGIA E PRODUÇÃO (projeto de vídeo)  
Os alunos da E.E.E.M. Salomão Matos, no município de Salvaterra, na ilha do Marajó, através do projeto "Tecnologia e Produção",coordenado pelos professores André Freitas e Leticia Carneiro, produziram dez curta-metragens de diversos gêneros exibidos em dezembro de 2010 na própria Escola para toda a comunidade, através do I Festival de Cinema da escola. Assista aos filmes no blog http://skivader5.blogspot.com/p/videos.html





Assista ao filme JULE, que foi eleito o melhor através do voto popular:

O que pode faltar na vida de uma família a quem nada falta?
Que lição podemos aprender com essa triste e trágica história?

PRECISAMOS DIVULGAR BONS PROJETOS

Falei com a professora Adrialva, coordenadora da Sala de Informática do Ulysses, por ocasião de uma Oficina de Blog, (que está sendo realizada nesta escola, para alunos), que deveríamos divulgar mais e mais, as boas ideias, as boas noticias que andam acontecendo nesta escola, para que possam ser copiadas, estimuladas e também apoiadas por aqueles que fazem parte da Instituição Educacional.
Mas não só divulgar, precisamos também investir em boas ideias para que não se percam no caminho, já que levam os alunos a criarem um vínculo mais forte com a escola, uma identidade única que só dará bons frutos na valorização desta instituição e um maior incentivo no que se refere ao processo de aprendizagem.
Por isto, queremos citar aqui e valorizar os Projetos desenvolvidos na Escola Estadual Ulysses Guimarães.
O Projeto Minha escola é Verde
Em parceria com o Museu Paraense Emilio Goeldi a escola mudou para melhor, através do projeto de paisagistico que visa dar uma nova cara ao espaçoso ambiente, que faz parte do complexo escolar. Clic, e leia a reportagem.


Outro projeto é o XADREZ NA ESCOLA





Esta chegando também o MAIS EDUCAÇÃO,
"que em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e o Ministério da Educação (MEC) os alunos do ensino fundamental (manhã e tarde) que estudam no Ulysses Gumarães, vão poder passar o tempo livre na escola, proporcionando assim uma escola integrada e integral. Através do oferecimento de oficinas como: Ciências, Matemática, Educação Ambiental, Futsal, Basquete, Vôlei, Ginástica, Judô, Xadrez, Dança e Letramento." (autoria do texto Rafael Castro - extraído do jornal do ULYSSES: U G ACONTECE, clic e leia mais)

Para saber mais sobre os projetos, acesse o Blog do Jornal do Ulysses Guimarães U G ACONTECE , (que também é uma outra boa ideia) leia e veja imagens sobre como foram desenvolvidas estas ideias..Acesse também o Blog do Ulysses , e saiba mais.
PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DA ESCOLA ESTADUAL ULYSSES GUIMARÃES, ACREDITAMOS QUE ESTE É O CAMINHO.
Um pequeno trecho de um poema extraído do site: LUSO POEMAS que nos leva a refletir.