Oficinas

Conheça nossas Oficinas:


1 - Oficina de Blog
Público-alvo: Gestores, Professores, Servidores Administrativos, Técnicos educacionais e Alunos.
Carga-horária:12h
Objetivo: Construção de Blogs como recurso pedagógico para o desenvolvimento de projetos educativos na Escola.
Metodologia:
              A oficina ocorrerá em três encontros de 4h/aula e contará com um momento inicial teórico sobre a história, características e aplicação do blog na educação. Em um segundo momento os alunos irão conhecer os elementos necessários para a composição de textos próprios para o ambiente blog (objetividade, temática, ineditismo, tamanho e finalização). Em seguida as atividades serão de caráter prático, os cursistas irão criar seus blogs e aprender na prática como inserir elementos na sua página (fotos, textos, links etc).


2 - Oficina de Incrementação de Blog
Público-alvo:Gestores, Servidores Administrativos, Técnicos educacionais e Alunos.
Carga-horária:4h
Objetivo:
              Adequar os textos postados, incluir recursos para tornar o blog mais atrativo
Metodologia:
              A oficina ocorrerá em um encontro de 4h/aula, predominantemente prático as atividades serão desenvolvidas na web, neste ambiente os alunos serão orientados a utilizar os recursos disponíveis na linguagem html modificando o layout e incluindo recursos pedagógicos disponíveis na internet.

3 - Oficina de Incrementação de Blog para Professores
Público-alvo: Professores.
Carga-horária:4h
Objetivo:
              Adequar os textos postados, incluir recursos para tornar o blog mais atrativo e elaborar projetos para uso do blog na educação tendo como finalidade potencializar pedagogicamente este recurso.
Metodologia:
              A oficina ocorrerá em um encontro de 4h/aula, predominantemente prático as atividades serão desenvolvidas na web, neste ambiente os alunos serão orientados a utilizar os recursos disponíveis na linguagem html modificando o layout e incluindo recursos pedagógicos disponíveis na internet. Ao final da oficina os participantes estarão capacitados para criação de projetos pedagógicos para o uso do blog em atividades escolares.

4 - Oficina conhecendo e utilizando o "Portal do Professor"
Público-alvo: Gestores, técnicos educacionais e professores
Carga-horária: 08h
Objetivo:
              Incentivar o uso do Portal do Professor como fonte de informações para o auxílio na produção de ações e projetos pedagógicos no ensino básico.
Metodologia:
             
5 - Oficina conhecendo e utilizando "O RIVED"
Público-alvo:Gestores, técnicos educacionais, professores e alunos.
Carga horária: 08h
Objetivos:
              Possibilitar o desenvolvimento de estratégias de utilização dos "Objetos de Aprendizagem" como conteúdos pedagógicos digitais interativos.
Metodologia:
              As oficinas ocorrerão em dois encontros com duração de 4h/aula cada , serão explorados os tutoriais e orientações pedagógicas que constam nos objetos de aprendizagem no sentido de estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos alunos por meio de abordagens pedagógicas diferenciadas evidenciando a utilização dos recursos interativos digitais disponíveis no RIVED.

6 - Oficina Conhecendo e Utilizando o "Domínio Público"
Público-alvo: Gestores, técnicos educacionais, professores e alunos.
Carga horária: 08h
Objetivos:
              Promover o amplo acesso a obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos detentores dos direitos autorais e, ainda, contribuir para o desenvolvimento da educação e para a preservação de nosso patrimônio cultural.
Metodologia:
               A oficina ocorrerá em dois encontros de 4h/aula, em um primeiro momento os cursistas serão apresentados aos elementos que subjazem o portal "Domínio Público": Características, objetivos, público- alvo, cadastro de obras, como colaborar, direito autoral, conceito legal, informações, obras cadastradas, destaques do portal e curiosidades. No momento seguinte os cursistas irão explorar o Portal e ser orientados na elaboração de atividades para o uso pedagógico do mesmo.
7 - Oficina de Scribus
Público-alvo: Gestores, técnicos educacionais, professores e alunos.
Carga horária: 08h
Objetivos:
          Visa capacitar os participantes a produzir qualquer peça gráfica tais como folders, cartazes, jornais, revistas utilizando o software livre de editoração eletrônica Scribus.
Metodologia:
          A oficina terá dois encontros com 4 horas de duração cada, distribuídas por 02 dias, sob orientado pelos professores multiplicadores do NTE. Este curso terá formato 100% prático onde os participantes terão a oportunidade de usar as ferramentas do programa necessárias para a criação de folders e jornais, a partir de modelos prontos, presentes no software e de gerar modelos a partir de páginas em branco.

8 - Oficina de HagáQuê
Público-alvo: Gestores, técnicos educacionais, professores e alunos.
Carga horária: 08h
Objetivos:
           O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos, distribuído gratuitamente, que possibilita à criança criar sua própria estória em quadrinhos, este software possui um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma história (cenário, personagens, balões etc) e vários recursos de edição destas imagens. O som (disponível no software e/ou  gravado   pelo participante) é   outro   recurso   oferecido   para complementar a história criada no computador. O HagáQuê possui recursos facilitadores para que o aluno tenha uma grande liberdade de criação, com a possibilidade de compor diferentes personagens e cenários,   podendo   utilizar   qualquer   figura   e/ou   foto   armazenadas   no   computador, aumentando, desta forma, as opções para a criação de histórias.
Metodologia:
              A oficina terá dois encontros com 4 horas de duração cada, distribuídas por 02 dias, sob orientado pelos professores multiplicadores do NTE. Possuindo Este formato 100% prático onde os participantes terão a oportunidade de usar as ferramentas do programa necessárias para a criação de histórias em quadrinhos.