quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra, que se comemora nesta sexta-feira, 20 de novembro, será feriado ou ponto facultativo em oito estados do país e em 757 cidades (confira aqui a lista dos municípios que aderiram ao feriado), uma data que marca a luta e resistência de um povo contra a escravidão de forma geral, mas que fundamentalmente deve levar a população à reflexão contra atos discriminatórios, respeito à diversidade cultural e lembrar a contribuição de africanos e de afrodescendentes na sociedade brasileira.

A data comemorativa faz homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Em 20 de novembro de 1695, ele foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo.

Estados com o Rio de Janeiro, possuem extensa programação cultural que envolve teatro, danças, exposição de fotografias, filmes, etc. Aqui no Pará, o município de Parauapebas, cidade do sudeste paraense que possui a maior jazida de ferro de Carajás, formada por gente explorada - na sua maioria maranhenses - tem um forte Movimento Negro que articula uma programação cultural com o tema “Espaço social e político para o negro”, no dia 20 de novembro, na Praça de Eventos, com várias atividades.

Aqui em Belém, acontecerão duas atividades com a Dança Afro-brasileira, a serem focalizadas por Carlos Ujhama,numa iniciativa de parceria entre a Oscip Mana-Maní e Grupo Roda de Hera; contando com o apoio do Instituto de Artes do Pará, Sindicato dos Rodoviários e Espaço Ananda:
Dança Afro-soteropolitana e Dançando com os Orixás.
Maiores detalhes clique aqui.

O Cedenpa (Centro de Defesa do Negro do Pará) também oferecerá uma série de eventos e atividades programadas para o mês de novembro para marcar a data reflexiva.


Texto: JGS
Imagem: uniblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.