sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Para Refletir...

Adaptação do Texto "O VELHO MESTRE"

As opiniões sobre o modelo de ensino praticado nas escolas são bem paradoxais: alguns, designando-se realistas, afirmam que as práticas pedagógicas escolares de hoje não se diferem em nada daquelas de décadas atrás; outros,  ditos pessimistas, acreditam que a situação vem piorando (alunos cada vez mais desinteressados, professores descomprometidos, gestão sem objetivos prévios, estrutura física sucateada etc), mas há aqueles, conhecidos como otimistas, que acreditam que a Escola vem mudando, que as politicas públicas de valorização da educação vem transformando o cotidiano da educação formal  e finalmente conseguindo corresponder aos anseios dos alunos, e consequentemente, as demandas da sociedade.
Poste aqui a sua opinião. Em qual destes três perfis você se encaixa? Por quê?

2 comentários:

  1. Não consigo ser cético e deixar de acreditar que seja possível modificar o quadro educacional brasileiro de dentro pra fora, que a escola e os profissionais sejam capazes de se reinventar, que os investimentos do poder público vem surtindo efeitos e que diante deste quadro ainda seja possível mudar o modelo transmissivo de ensino. Tenho consciência que ainda há muito a se fazer e que tem muita gente mobilizada para que o ensino consiga corresponder aos anseios sociais, basta que sejamos, sociedade civil e profissionais da educação, mais generosos e que possamos fazer da Escola um ambiente favorável para a construção de conhecimentos que venham formar sujeitos críticos e ativos socialmente. Parabéns equipe, questões como esta precisam ser exaustivamente discutidas para que possamos resgatar a capacidade de sonhar com uma outra realidade.
    Profº Eduardo Vieira

    ResponderExcluir
  2. Olá Profº Eduardo, realmente posições extremistas e céticas é o que menos precisamos neste momento de transformações aceleradas e redefinição do modelo de educação e do perfil do professor. Eu, assim como vc, também acredito que questões como a que estão colocadas nesta postagem, devem ser exaustivamente discutidas para que possamos conhecer o outro e a nós mesmo, e assim repensar nossos posicionamentos quando o que estiver em pauta for problemáticas que de uma forma ou de outra atrapalham o bom andamento das transformações necessárias ao modelo retrogrado de educação que ainda hoje presenciamos em nossas Escolas. Saiba que você não está sozinho nesta jornada pela construção de um ensino que possibilite, de fato, a inlcusão social de todos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.