segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PLATAFORMA DE CURSOS E OFICINAS - 2011

O NTE Belém Profº Mário Thomaz, inicia o primeiro semestre de 2011 oferecendo uma plataforma de cursos e oficinas  que irão dar suporte para a comunidade escolar através da aquisição do conhecimento de aplicativos que podem ser utilizados como objetos de aprendizagem, além de uma formação em cursos que favorecem uma discussão de projetos nos ambientes pedagógicos.

CURSOS:
  • INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 40 H: o objetivo deste curso é promover a inclusão digital de gestores, professores e técnicos em educação, com um formato presencial e carga horária de 40h para apresentação do computador, o sistema operacional Linux (BotoSetCabano), os principais aplicativos do pacote BROffice (editor de texto, de apresentação e planilha eletrônica) e a internet.
  • TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – 100h : este curso objetiva articular, de forma dinâmica, a tecnologia ao trabalho do professor, discutindo concepções, metodologias e estratégias de ensino. A carga horária é de 100h. O curso é semi-presencial (um encontro semanal).
  • ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40h: neste curso os professores têm a oportunidade de refletir e articular três elementos: o projeto pedagógico, as tecnologias e o currículo. Durante o curso, o professor elabora e executa um projeto pedagógico em sua escola e busca refletir sobre todo o desenvolvimento do processo, ou seja, da elaboração à execução. A carga horária é de 40h e o curso é semi-presencial (um encontro semanal).

OFICINAS:
  • BLOG: Nesta oficina a comunidade escolar aprenderá a criar e incrementar um blog, além de manuseá-lo como instrumento pedagógico onde podem ser discutidos conteúdos das disciplinas.
  • PORTAL DO PROFESSOR: a comunidade escolar aprenderá a acessar o portal, conhecendo todos os recursos didáticos disponíveis, inclusive como postar textos e aulas.
  • HAGÁQUÊ: esta oficina oferece recursos para construção de histórias em quadrinhos desenvolvendo temas e conteúdos das disciplinas.
  • SCRIBUS: nesta oficina a comunidade escolar irá aprender a trabalhar com diagramações bastante sofisticadas ideal para documentos elaborados, que contenham fotos, gráficos, jornais, cartões de visita, folder, etc.
  • GOOGLE DOCS: a oficina de google docs permite ao professor preparar e compartilhar documentos online como textos, planilhas, apresentações. Pode também desenvolver atividades online com seus alunos como exercícios e apresentações de trabalhos.

As inscrições para os cursos e oficinas podem ser feitas no link ao lado direito do blog.

Postado por Micheline Banhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.