sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dicas para aliar educação e tecnologia



O MEC elaborou um manual - Guia de Tecnologias Educacionais - para ajudar gestores e coordenadores pedagógicos das diversas instituições de ensino a escolher projetos com tecnologias e recursos que podem ser utilizados em sala de aula. O catálogo é de 2007, mas ainda é possível encontrar material muito interessante para os mais variados fins, desde o ensino das unidades básicas como matemática até o aperfeiçoamento de professores. Destaque para os materiais desenovolvidos para a tecnologia assistiva e educação para diversidade. Estou enviando email para o MEC, tentanto trazer alguns para nossas formações aqui no NTE. Vamos aguardar a resposta!!

Clique aqui ou na imagem para acessar ao link do MEC que leva ao guia.


____________________________________________________________________________________

Exposição Virtual de Dinossauros



O site Dinos-virtuais apresenta a primeira exposição virtual de vertebrados fósseis da América Latina.

Para visualizar a exposição virtual é necessário ter instalado em sua máquina um plugin para arquivos X3d/VRML, mas o próprio site disponibiliza links para a instalação rápida, fácil e gratuita.

Além disso, você encontrará um catálogo com informações científicas sobre as espécies e poderá manipular os arquivos 3D.


___________________________________________________________________________________


A febre dos Blogs: Máquina de Quadrinhos!!


Está uma verdadeira "Coca-cola" nos blogs que conversam sobre as tecnologias em educação (Gladis Leal, Sonia Bertocchi,Andrea de Carli, entre outros) o site Máquina dos Quadrinhos, do Maurício de Sousa, onde pessoas de qualquer idade podem se cadastrar e criar histórias em quadrinhos utilizando pacotes de cenários, personagens e etc da Turma da Mônica.


De fato, é um site muito simples e fácil de usar e que qualquer criança pode começar a colocar a criatividade em prática, estimulando tanto a leitura quanto a escrita, além de permitir a interação entre os usuários através de votações sobre as melhores histórias criadas. Existe ainda a possibilidade de você ver a sua historinha publicada numa das revistas do Maurício de Sousa, isso anima a garotada!


Como desvantagem aponto o fato de não ser possivel publicar a sua historinha num blog pessoal, por exemplo. Seria interessante para as escolas que utilizam os blgos de forma pedagógica poder publicar as historinhas de seus alunos nos blogs.


____________________________________________________________________


Revista Virtual Continuum Criança

A Continuum Criança é uma Revista de publicação virtual e em papel pela Itaú Cultural desde 2009, onde se fala de cultura de um jeito muito fácil e gostoso. Na internet, a revista ganhou jogos exclusivos, vídeos e músicas que falam de coisas superbacanas: doces, festas, brincadeiras, palhaços. Existe ainda a possibilidade de interação com ferramentas como enquetes, comentários, envio de fotos, textos, desenhos, etc. Excelente ferramenta de aprendizagem que, bem explorada pelo professor, pode se transformar em excelente aliado. Clique na figura para acessar o portal.


Texto: JGS

Imagens: devidamente lincadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.