terça-feira, 1 de setembro de 2009

Professoras das classes hospitalares em formação




A profª Micheline Banhos, multiplicadora deste NTE, está ministrando o curso Introdução à Educação Digital,na escola Dr. Freitas, no horário das 14h às 18h para as professoras do Programa Prosseguir que atuam nas classes hospitalares,.

O termo “classes hospitalares” surgiu da constatação da importância formal de que crianças hospitalizadas, independente do período de permanência no estabelecimento, têm necessidades educativas e direitos de cidadania, entre os quais a escolarização. Em Belém existem cinco instituições com essa modalidade de ensino: o Hospital das Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hospital Metropolitano, Santa Casa de Misericórdia e Abrigo João de Deus – que também atende a chamada Terceira Idade. Estas instituições tem como um de seus parceiros a Secretaria de Educação do Estado que adquiriu notebooks para dar continuidade ao processo de aprendizagem das crianças e adolescentes que não podem sair do leito.

Nesta perspectiva, estas professoras estão se apropriando das ferramentas tecnológicas, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs, etc) utilizando a plataforma Botoset Linux. Assim, quando os notebooks forem entregues - provavelmente em meados de setembro - elas já estarão com seu projeto pedagógico de uso dos computadores prontos para desenvolverem com seus alunos tão especiais.

Texto JGS
Fotos Micheline
Banhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.