domingo, 27 de março de 2011

UM ATO DE SOLIDARIEDADE...

A Unidade Especial Abrigo João Paulo II, nasceu em 1983, através do processo de transformação da colônia de Marituba, com base na política de reinserção social do paciente portador de hanseníase. Possui 100 leitos entre masculino e feminino e desenvolve trabalhos de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação com pacientes remanescentes da Colônia de Marituba, sequelados e idosos em caráter temporário e permanente.
Clientela atendida:
  • Pacientes idosos com graves seqüelas de hanseníase e abandono familiar.
  •  Pacientes adultos procedentes do interior do Estado para tratamento especializado.
Em 2009, O Abrigo João Paulo II estabeleceu convênio com a Secretaria de Educação do Estado- SEDUC/ PA, através do PROGAMA PROSSEGUIR para atender nas oficinas de ARTE e ARTESANATO, promovendo junto à coordenação de Assistência Social da U.E., os seguintes objetivos:
§  Criar condições para o resgate da auto – estima dos adultos e idosos, minimizando suas perdas físicas, sociais, psicológicas e cognitivas; 
§  Diminuir a ociosidade e problemas decorrentes desta;
§  Valorizar as potencialidades dos residentes;
§  Integração dos internos;
A Importância das oficinas para os residentes.

As Oficinas de Arte tem desenvolvido atividades utilizando recursos materiais recicláveis como o jornal, coador de café, pratinhos descartáveis, garrafas pets, recipientes plásticos, etc.  com a confecção de caixas, pufs, vasos, máscaras, jogos, e outros, na intenção de trabalhar com significados de reaproveitamento, reutilização... portanto, menos recursos naturais terão menos consumo, menos lixo e uma redução da poluição.
Além da produção de objetos a partir de materiais recicláveis, a Oficina oferece a pintura artística, neste caso exige um material mais específico e industrializado, tem o objetivo de promover a integração, desenvolvimento de habilidade artística e até perspectivas de renda, visto que o resultado dos trabalhos são expostos a cada final de ano no Abrigo e alguns residentes vivem somente de doações. Daí a importância para muitos de participarem e até mesmo aprimorar os trabalhos artísticos, além dos já citados acima.

Por esses motivos a necessidade do material que consta na lista abaixo, pois a falta deste resulta no fim das atividades desenvolvidas no Abrigo pela professora ANA RITA DO PROGRAMA PROSSEGUIR, fato que irá agravar o problema de depressão porque passa a maioria dos residentes.
Em virtude disso estamos pedindo a ajuda de todos nessa campanha de solidariedade, doando um item ou mais do material que o Abrigo está precisando, para os residentes continuarem a ter um pouco mais de alegria e que possam continuar realizando seus trabalhos artísticos que muito auxiliam na sua recuperação psicológica.

As pessoas que quiserem ajudar o Abrigo João Paulo II podem entrar em contato com a professora ANA RITA do Programa Prosseguir pelo email <anafontess@hotmail.com> ou com a Coordenadora do NTE Belém II a professora MICHELINE BANHOS pelo email banhos.m@gmail.com.










Um comentário:

  1. A lista não está disponível; aparece uma mensagem para verificar endereço.

    Mais tarde voltarei a acessar.

    Boa iniciativa!

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.