sábado, 26 de março de 2011

Histórias em quadrinhos e novas dinâmicas em sala de aula podem ser ferramentas para promover uso consciente da internet 

De que maneira levar para o dia-a-dia dos jovens a discussão de temas como ética, cidadania, sexualidade e segurança na internet? Para responder a essa pergunta, a Safernet, organização de defesa dos direitos humanos na web, está convidando educadores, estudantes e internautas a participarem de dois concursos.

As inscrições já estão abertas.
Até 30 de março, internautas de até 18 anos podem se inscrever para o Sua História e Você no SID 2012.
O concurso vai premiar os melhores roteiros de histórias em quadrinhos sobre o fortalecimento, também no ciberespaço, das relações de confiança entre pais, filhos, alunos e professores.
Além de concorrerem a prêmios como Ipad, netbook e máquina fotográfica, os ganhadores terão seus roteiros ilustrados e publicados na próxima campanha do Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day - SID), em 2012.
O outro concurso, o InternÉtica, convida estudantes e educadores a promoverem um uso cada vez mais consciente e seguro das tecnologias de informação e comunicação no país. As inscrições vão até 11 de abril. Os participantes devem concorrer apresentando sugestões de aulas, dinâmicas, animações e mensagens sobre ética, cidadania, sexualidade e segurança na internet e demais tecnologias de comunicação e informação. A premiação inclui netbooks, MP4 e máquinas fotográficas digitais para alunos e educadores e filmadoras para as escolas.
De acordo com pesquisa realizada pela Safernet com aproximadamente 900 educadores, existe uma deficiência em formação e conteúdos para os professores trabalharem com as tecnologias de informação e comunicação em sala de aula.
A realização dos concursos tem o apoio da empresa GVT e da organização de defesa dos direitos da infância Childhood Brasil, e a promoção tem o apoio do Ministério Público Federal no Pará.
Alto índice de insegurança no Pará No Pará, a Safernet e o MPF realizaram pesquisa em 2010 para avaliar o grau de conhecimento que professores e estudantes têm sobre os riscos que a internet oferece. No total, 1,5 mil alunos e 49 educadores de escolas públicas e particulares responderam à pesquisa. Dos estudantes, quase 30% disseram que nunca se sentiram seguros ao navegar na rede de computadores e 28% relataram que já foram vítimas de roubos de dados virtuais.
A necessidade de análise desse tema pelas escolas foi ressaltada por outros resultados do levantamento: além de começarem muito cedo a usar a internet (48% dos entrevistados se tornaram internautas quando tinham de dez a 13 anos e 37% quando tinham entre cinco a nove anos), as crianças têm aprendido sem a mediação dos pais ou educadores, já que 36% dos alunos apontaram que aprenderam sozinhos a usar a rede (veja relatório da pesquisa em http://goo.gl/3UyNk).

Serviço:
Concurso Sua história e você no SID 2012Podem participar: internautas de até 18 anos, sendo que os menores de 12 precisam de autorização dos pais ou do responsável legal
Prazo de inscrições: até 30/03/11
Edital e formulário de inscrições:
http://www.safernet.org.br/site/sid2011/concurso-voce-no-sid2012

Concurso InternÉticaPodem participar: Estudantes de 12 a 17 anos e educadores
Prazo de inscrições: 11/04/11
Edital e formulário de inscrições:
http://www.safernet.org.br/site/internetica/concurso

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Fones: (91) 3299-0148 / 3299-0177 / (91) 9999.8189 / (91) 8212.9526
E-mail: ascom@prpa.mpf.gov.br
Site: www.prpa.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_PA
Texto: NTE Belém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.