sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TEXTO PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO

26/02/2010 - 16h20

Secretário atribui mau desempenho de alunos em matemática ao despreparo de professores

Publicidade

FERNANDA PEREIRA NEVES
da Folha Online

O secretário estadual de Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, afirmou nesta sexta-feira que o mau desempenho registrado nas provas de matemática aplicadas para alunos da terceira série do ensino médio é consequência, entre outros fatores, do despreparo dos professores para ensinar a disciplina.

Maioria dos alunos que concluem ensino médio têm avaliação ruim
Média de português do Saresp sobe; só 10% atingem nível avançado

A afirmação foi feita nesta sexta-feira durante a divulgação do resultado da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), realizado por cerca de cinco mil escolas estadual, em novembro de 2009. Segundo os dados, 58,3% dos estudantes que concluem o ensino médio têm conhecimento insuficiente de matemática.

"Os professores mal preparados também são vítimas do processo de formação. Eles têm muita teoria e pouco aprendizado de como isso deve ser aplicado na sala de aula", afirmou o secretário. Ele acrescentou ainda que "as notas de matemática são baixas tradicionalmente."

Com base nisso, Paulo Renato afirmou que esses professores poderão fazer curso de aprimoramento da disciplina. O curso --que ainda não tem data para começar-- não será obrigatório e deve ser dividido em aulas presenciais e por meio de vídeo conferência que poderá ser acessada por computador.

Além disso, as aulas presenciais deverão acontecer em horário contrário ao de trabalho, mas na mesma escola. O curso ainda terá uma avaliação ao término, antes da entrega dos certificados.

A secretaria afirmou que os alunos que não alcançaram desempenho considerado suficiente também deverão passar por aulas de reforço. Além dos 58,3% dos alunos do ensino médio que não alcançaram o nível suficiente, o Saresp apontou 20,9% dos estudantes da 4º série do ensino fundamental no mesmo nível, assim como 22,5% dos estudantes da 8º série do ensino fundamental.



http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u699555.shtml
Postado por Roberto Martins

Um comentário:

  1. Ele afirma isto porque nunca atuou em sala de aula como professor, pelo contrário, sempre teve cargo político.

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.