quarta-feira, 3 de março de 2010

A globalização, a informática educativa e os NTE's

As políticas públicas para implementação da informática na educação vem causando uma série de mudanças na maneira como a Escola e a sociedade vem enfrentando as transformações causadas pela velocidade e acessibilidade às informações. De um lado os equipamentos chegando às escolas e projetos permitindo acesso com qualidade ao ciberespaço, de outro as inúmeras formações continuadas sendo disponibilizadas em forma de cursos iniciais, avançados, cursos de planejamento de projetos ou ainda cursos lato sensu sem ônus algum aos professores e técnicos educacionais. Como tudo que nos aprofundamos torna-se mais complexo, é claro que todo estes esforços, para que a informática educativa de fato chegasse no cotidiano da Escola, não tornaria tal tarefa tão simples. O que era antes resistência, agora passam a indagações, os professores querem saber como podem estar incluindo a informática em seu planejamento, os coordenadores da sala de informática querem conhecer novas formas de incluir o uso daquele espaço no planejamento das ações da Escola, querem conhecer Projetos, estão sempre em busca de atualização, já que a velocidade com que surgem novas ferramentas e possibilidades de desenvolver competências e habilidades é fantástica. Os Núcleos de Tecnologia Educacional de todo estado do Pará vem buscando, todos os dias, se manter a frente de qualquer ação que tenha como protagonista a informática educativa, mais especificamente, a inclusão da informática no cotidiano da educação escolar. Temos para esta primeira etapa do ano letivo de 2010, três cursos e uma série de minicursos, e sempre buscamos, por meio da formação continuada para atualização de nossos multiplicadores, estar incluindo novas possibilidades de auxiliar os Professores no desenvolvimento de Projetos educacionais que possibilitem a formação cidadã em tecnologia da informação.
As inscrições para os cursos estão abertas, garanta a sua vaga, ou entre em contato com o NTE mais próximo e informe como podemos auxiá-lo na construção de Escolas Públicas de Qualidade.
Texto: Cristiane Burlamaqui

Um comentário:

  1. Excelente texto de incentivo, precisamos despertar os profissionais da educação para a necessidade da reformulação de conceitos, planejamentos e metodologia. A tecnologia é um grande salto para que isso ocorra.

    Micheline Banhos

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.