quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dicas pedagógicas

Dando giro rápido pela web, encontramos alguns sites e dicas muito úteis para os educadores em geral explorar este mundo tecnológico e integrá-lo à sua prática.


Começamos pelo Portal POIE
É um cantinho da web muito interessante que tem a missão prioritária de compartilhar conhecimentos. É mantido pelo profº Edson Alves, que dedica generosamente parte de seu tempo para este projeto colaborativo. Você pode participar de cursos gratuitos na área da educação e tecnologias, EAD, e uso de aplicativos pedagógicos.

____________________________________________________________________

A Rede Vivo é uma iniciativa do Instituto Vivo e constitui-se me uma rede social de educadores que se encontram para discutir sobre o uso das TIC's na educação. Nesta comunidade virtual você pode fazer o seu cadastro de forma muito rápida e simples e imediatamente convidar novos amigos e participar de grupos de discussão sobre temas variados como o uso de telefonia móvel em educação. Além disso, também pode criar seus próprios grupos de debate, compartilhar experiências de sucesso e produzir projetos de forma coletiva. Vale a pena conferir.
___________________________________________________________________

Reconheço que de início o twitter não causa uma boa impressão. Mas também reconheço que é uma febre entre os adolescentes, tendo até fóruns de protestos on line (nova modalidade da geração digital!! Viva!!). Os educadores precisam entrar neste mundo para utilizá-lo a favor da construção do conhecimento. Para facilitar essa interação com o twitter, aconselho visitar o Blog da Talk

Eles disponibilizam uma espécie de "Manual do twitter" para download, veja um trecho do release oficial transcrito do site citado:

"O que é Twitter? Para que serve? Por que todo mundo só fala nele? Como fazer parte da tuitosfera? Essas dúvidas que muita gente tem, mas não sabia para quem perguntar, agora já podem ser respondidas. Elas estão no primeiro guia online sobre a ferramenta. “Tudo o que você precisa saber sobre Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar)” foi lançado pela Talk Interactive nesta segunda-feira (10/08) por meio do Twitter, é claro (http://www.twitter.com/lets_talk). O conteúdo ficará disponível na internet sob licença Creative Commons, permitindo que qualquer pessoa leia, repasse e ajude a atualizar o livro colaborativamente."

___________________________________________________________________

Pra quem está interessado em uso seguro da internet na escola, a saferdic@s elaborou um material pedagógico que vem sendo chamado de "cartilha saferdic@s" que tem o objetivo de estimular os brasileiros, principalmente crianças e adolescentes, a aproveitar todo o potencial da rede, sem esquecer de adotar os cuidados necessários neste novo espaço público, seguindo as dicas de segurança. O site disponibiliza uma versão on line da cartilha com possibilidade de download para quem quiser imprimir , distribuir ou usar como referência para uso na escola, em família, etc. Clique na imagem para chegar ao site.

Texto: JGS
Imagens: extraídas dos sites citados e linkados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.