terça-feira, 15 de março de 2011

imagem google
Curso de Introdução à Educação Digital e Tecnologias na Educação (TIC): mais uma ação do NTE Belém II no chão da escola.

No próximo dia 22 de março o NTE Belem II, dando continuidade ao processo de formação nas escolas, iniciará os seguintes  cursos : Curso de Introdução à Educação Digital e Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, nas Escolas Estaduais Pinto Marques, Vilhena Alves e Orlando Bitar,  atendendo cerca de  120 professores. Esta é mais uma ação deste núcleo que visa promover a utilização das TIC nos ambientes pedagógicos entendendo que a educação deve ser um processo dinâmico e atual para que nossos alunos consigam ter uma leitura de mundo mais ampla e que possam idealizar um futuro melhor ajudando a construir uma sociedade mais justa, onde o acesso à informação e às tecnologias possa resultar em um melhoramento na qualidade de vida desse aluno cidadão.
Este núcleo tem desenvolvido suas ações diretamente no chão das escolas afirmando que o espaço pedagógico da sala de aula deve ser utilizado como palco das transformações e idealizações do aluno e fazendo com que as tecnologias cheguem até essas escolas e que possam através, não só do professor lotado nos ambientes pedagógicos , mas através de todos os professores que formam a comunidade escolar, materializar a teoria de que a tecnologia torna-se acessível não apenas no momento que chega nas escolas , mas também, quando a comunidade escolar aprende a utilizá-la e  o faz para a aquisição do conhecimento, permitindo o engajamento de todos seja gestão, técnico educacional, professor, técnico administrativo e aluno. 
Devemos ter sempre em mente que propagar o uso da tecnologia significa fazer com que a comunidade escolar possa chegar até ela ,a partir do momento que deixa de ser merostelespectador e passa a ser usuária constante e produtora de conhecimento mediante seu domínio.
Este é o propósito maior desse núcleo de tecnologia, por esse motivo estamos diretamente atuando no chão da escola e nos tornamos parte dela quando também ajudamos a formar nossos alunos-professores em seres altamente qualificados diante desse mundo de avanços tecnológicos.

Texto Micheline Banhos

2 comentários:

  1. Olá Micheline,

    Quando iniciará o curso Elaboração de Projetos? Fiz a minha inscrição neste blog.

    Agradeço informação.

    ResponderExcluir
  2. Olá professora Léa,
    Estamos viabilizando junto à direção de sua escola um período que não interfira nas aulas, assim que tivermos esse momento definido avisaremos, será em breve.

    Abs,
    Micheline Banhos

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.