sábado, 15 de janeiro de 2011

FORMAÇÃO EM SERVIÇO ESCOLAS DA USE 4 - 2011

As escolas da USE 4 começaram, desde do dia 10/01/2011,  receber a visita da formadora Dalva Guedes que junto  aos (as) gestores, coordenadores (as) pedagógicos (as), professores e administrativos está agendando cursos de formação, no sentido de capacitá-los para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica e a melhoria da gestão escolar com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC.
Trabalhar com formação em serviço, infelizmente, ainda é um grande desafio para formandos e formadores das escolas públicas estaduais no Pará, particularmente para o uso das TIC. Das dezoito escolas que compõem a USE 4 doze têm sala de Informática - SI - com um número de máquinas que variam de cinco a vinte; a maioria dessas salas tem problemas elétricos e ar condicionados inadequados para o ambiente, que recebe de trinta a trinta e cinco alunos; máquinas muito velhas; e, o mais preocupante, apenas duas escolas possuem professores lotados na sala de informática. O professor da sala de informática auxilia os multiplicadores dos NTEs nas formações em serviço , pois integrado com a equipe pedagógica da escola, orienta e planeja juntamente com professores das turmas ou disciplinas, projetos pedagógicos a serem desenvolvidos na SI; agenda o uso da SI, mediante planejamento prévio da proposta de trabalho junto ao professor; promove formação dos colegas, com objetivo de desenvolver habilidades no uso do sistema operacional LINUX; é responsável pelo acervo e conservação dos equipamentos da SI; participa da construção e constante reelaboração do PPP da escola, principalmente no que se refere às TICs; divulga os projetos e ações realizadas na SI no blog da escola, entre outras ações.
A dificuldade de lotação nas salas de informáticas torna mais difícil a continuidade da formação em serviço para o uso das TIC na prática pedagógica uma vez que um (a) formador (a) tem que atender a todos os turnos das escolas de uma USE. Os coordenadores das SI possibilitam que a formação  não se encerre com a ida dos multiplicadores. Por isso, a Secretaria de Educação do Estado do Pará precisa ser sensível para importância da lotação de professores nas SIs.
Os (as) gestores (as), coordenadores (as) pedagógicos e professores (as), por outro lado, devem empenhar-se na construção de práticas pedagógicas mais coerentes às necessidades e realidades dessas crianças e jovens que acessam as escolas públicas apesar das dificuldades estruturais, da desvalorização profissional e de tantas situações que contribuem para desmotivação.
A docência, para muitos professores, tornou-se a batalha de todos os dias expressa no desabafo, por exemplo, de uma professora “se não estivesse para eu aposentar deixaria a sala de aula e ia lavar roupa para fora”. Esta sensação de fracasso experimentei, muitas vezes, quando retornei as escolas após a formação e encontrei as SI fechadas. São inúmeras as justificativas em favor de uma prática pedagógica descontextualizada das vivências dos discentes. Mas, felizmente, alguns não deixaram o medo, o cansaço vencer a ousadia por uma nova Educação; são essas vozes, esses apaixonantes educadores que me fazem acreditar e permanecer na busca da Educação capaz de contribuir para uma sociedade mais democrática e justa, particularmente para crianças e jovens que chegam as escolas públicas sem sonhos e crença no futuro.
Obrigada professora Magna Margareth pelo e-mail não sabe o quanto me ajudou nesse momento e peço licença para compartilhá-lo com aqueles que acessarem esse blog e, desejo, particularmente que a nova equipe da Secretaria de Educação possa saber do trabalho que profissionais comprometidos vêm realizando nas Salas de Informáticas das escolas do estado.
"(...).
Como havia dito já assumi as atividades no Lab. de Informática. De início, confesso que estranhei , pois estava acostumada com alunos de Ensino Medio, como também, tenho saudades das discussões diárias da minha disciplina de formação- Geografia. Mas estou apostando num novo trabalho e a formação num curso filosófico tem me ajudado bastante.
Essa Semana Fiz uma programação para o lab. de Informática, "Belém 395 anos" para os alunos da 2a. Etapa da escola e foi mui legal.
Preparei um texto e realizamos uma leitura dinâminca , retratando a fundação da cidade de Belém, a Fundação do Forte do Presépio, os objetivos, as construções das igrejas e as primeiras ruas. Depois os alunos pesquisaram sobre as construções da Belém de ontem e de Belém de hoje nos sites pesquisados no Google, para finalizar cantamos a música de Nilson Chaves "Sabor Açai" acompanhando a letra da música com vídeo do Yotube. Eles gostaram muito e eu amei......... principalmente, pela flexibilidade e a dinâmica de uma aula com o recurso do computador. Em outras épocas eu tinha q levar um aparelho de som, com uma extensão, localizar uma tomada com energia e funcionando, xerocar a letra da música......... e providenciar um vídeo com CD.............já pensou?? Os próprios alunos.... cada um com seu computador acompanhando a letra da música e o video, foi show para mim!
Mas nem tudo são rosas...........encontro resistência de professores, eles acham q o computador é para lazer, até mesmo aqueles q acessam, pois acham q só tem joguinhos, tenho trabalhado para levá-los aos poucos no Lab. e apresento o Portal do Professor com diversas sugestões de aula.
Mas consegui alguns ganhos já teve professor realizando a a 4a. Avaliação ( Ed. Física), parte prática no Lab. de Inf. Sei q é um processo e que depende da minha persistência.
Qdo. começa o novo curso de 40 horas? eu já me escrevi.
Um grande abraço!!
Bjs Magna Margareth"

Um grande abraço!!!!
Magna Margareth participar, como formadora, da turma de vocês do curso Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC foi um prazer inesquecível.

Dalva Guedes.

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A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.