sábado, 16 de outubro de 2010

Abrigo João Paulo II

Micheline Banhos, Multiplicadora do NTE BELÉM 2, encerrou mais uma Oficina de Inclusão Digital no Abrigo João Paulo II, que faz parte do Projeto Prosseguir. Apesar das dificuldades reais que enfrentou, desde as deficiências físicas como: para digitar, uma vez que a doença afetou suas mãos, visualizar o vídeo dos leptops, muitos ainda não são alfabetizados, também esbarrou com problemas psicológicos como depressão em alguns dos alunos, pelo problema de saúde de enfrentam e que os afastava de sala de aula. Mesmo com todos estes contratempos, conseguiu chegar ao fim, com uma turma especial de alunos e bastante interessada.
Estas experiências vividas por nossa Multiplicadora estão sendo objetos de estudo para o curso de Especialização em Mídia que está chegando ao final. Leia o pequeno trecho que Micheline postou no blog criado justamente para este curso.

"INCLUSÃO DIGITAL - ABRIGO JOÃO PAULO II
CURSO MINISTRADO PELA PROFª MICHELINE BANHOS


No último dia 7 de Outubro ocorreu a Cerimonia de Certificação dos alunos residentes do Abrigo João Paulo II que concluíram o curso de Inclusão Digital ministrado por mim. Durante o evento alguns alunos deram seu depoimento relatando a importância do curso para o aprendizado e que eles estavam se sentido muito felizes por estarem participando de um evento onde eram os personagens principais.
Segundo os relatos o curso foi muito bom porque eles conseguiram aprender um pouco mais sobre o computador e também conseguiram identificar as letras no teclado e até formar algumas palavras o que não conseguiam fazer somente o caderno.
O interesse em aprender foi tanto que fez com que eles ultrapassassem as barreiras da doença que os acomete, a hanseníase. Muitos iam para as aulas de informática com dores nas pernas ou nas mãos, pois são os membros mais atingidos pela doença, outra dificuldade vencida foi a visão que em muitos é afetada pela forte e constante uso de medicação para tentar amenizar as sequelas da hanseníase.
Um outro problema enfrentado foi a ausência de tecnologias assistivas que em muito dificultou o desempenho, principalmente dos alunos que possuem "mãos de garra", ou seja, não têm os movimentos completos dos dedos ou até mesmo não têm mais os próprios dedos das mãos.
A alternativa foi trabalhar com a criatividade e utilizar lápis e caneta para substituir os movimentos dos dedos, para poder ensiná-los a digitar.
Apesar de todas as dificuldades conseguimos superar as barreiras e o curso chegou ao final com dez alunos sendo certificados, os demais (08) não conseguiram finalizar o curso porque a doença já num estágio muito avançado foi mais impiedosa e os acometeu de depressão e outras sequelas mais.
Uma batalha foi vencida e é apenas o começo de uma longa jornada a que todos estão convidados a prosseguir, pois que a vontade de continuar e a perseverança dos alunos residentes do Abrigo João Paulo II sirva de lição de vida a todos aqueles que desistem muito facilmente da caminhada, por estarem cansados do trabalho do dia-a-dia ou por problema pessoais, mas que têm seu corpo intacto sem perda de movimentos ou de visão e mesmo assim acham mais fácil desistir.
Minha gratidão a todo o corpo de funcionários do Abrigo e às professoras Ana Rita Fontes, Márcia Quaresma e Alexandra Moura, pela parceria e luta incessante compartilhada durante o curso.
Aqui deixo meus agradecimentos e respeito a todos os meus alunos residentes, do Abrigo João Paulo II os que concluíram um grande abraço e aos que não conseguiram chegar até o fim deixo minha mão estendida para que possa ajudá-los na caminhada.
Um grande abraço a todos."

Veja na integra no meu blog: http://alfabetizandonocomputador.blogspot.com

Assista ao vídeo, você poderá perceber as dificuldades e a demonstração de "força de vontade" em vencer as barreiras e veja também, como foi o curso e o seu encerramento.




Postado por Rosângela Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.