A turma do curso de Introdução à Educação Digital para docentes, gestores e técnicos pedagógicos, ministrado na escola Paes de Carvalho nos meses de abril e maio, deixou importantes reflexões sobre a identidade docente e o papel da escola do século XXI.
Esses professores (as), vice-diretora, técnicas da USE 7 se desdobraram entre o curso, suas vidas de pais, mães, esposos e o trabalho docente nas escolas que atuam sem esmorecerem, pois sabem que a escola não pode ignorar a importância das novas tecnologias.
Ao longo do curso compartilharam suas experiências e falaram sobre o cansaço de se verem muitas vezes sozinhos (as) na defesa de ideias e sonhos que parecem utópicos, particularmente neste contexto de tanta desconstrução de valores éticos, morais, de uma total inversão dos princípios fundamentais para formação de uma sociedade justa e mais inclusiva.
Ao observar a vontade de aprender desses profissionais da educação lembrei do grande educador Paulo Freire que entre tantos ensinamentos demonstrou que “se gostamos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam” e, é essa “vontade de aprender” renovada todos os dias na prática, na alma e nos sonhos de todos nós que me faz acreditar que podemos construir uma escola pública de qualidade para esta e para as futuras gerações.
Mas, infelizmente, enquanto a sala de informática da escola Paes de Carvalho estiver com apenas doze cadeiras ocupadas pelos trabalhadores da educação sei que estamos ainda longe de construir esta escola.
Obrigada professores (as), técnicas e vice-diretora, concluintes do curso de Introdução à Educação Digital, pelas trocas de experiências e conhecimentos.
Professora Dalva Guedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.