segunda-feira, 24 de maio de 2010

VEM AI O CONCURSO DE BLOG 2010


(Imagem: Google)
Para darmos largada nesta competição, estaremos ministrando Oficinas de Blog. Teremos 3 categorias competindo em 2010: Escola, Professor e Aluno, que serão avaliados, segundo regimento ainda em fase de elaboração.
Coordenadores da Sala de Informática vamos incentivar professores e alunos a participarem pois os prêmios prometem serem compensadores.
O Blog é um diário, onde lá colocamos tudo que consideramos importantes, ou o que queremos, depende do objetivo que se quer atingir
Vejam algumas sugestões sobre o que podemos "trabalhar" utilizando o Blog como ferramenta educacional:


Sugestões de Blogs Educacionais:
• Produzir histórias em quadrinhos, em grupo ou individual, utilizando os recursos disponíveis nas STEs;
• Elaborar um diário, referente ao processo, de aulas, projetos, atividades, etc... tanto para alunos como professores.Ex: Diário de uma Professora Alfabetizando ;
• Elaborar dicionários à moda do aluno, pesquisa de campo para escrever e traduzir as gírias da galera, regional ou idioma diferente;
• Opinião e debate: a partir de temas polêmicos, apresentar textos para os alunos comentarem e fazerem questionamentos sobre os comentários. Promover a discussão sobre a atualidade. Podem ser utilizados nas aulas de Filosofia, Ciências Sociais, História, Geografia...
• Poemas e poesias: trabalhar com alunos, para que direcionem suas leituras, pesquisas, fontes de informações, reportagens, etc... em forma de poemas, poesias ou textos líricos. Colocar links com trabalhos escritos pelos alunos, contos, crônicas, etc... Pode ser o resultado de um Concurso Literário na Escola.
• Análise de obras de arte ou literária: colocar imagens relacionadas a um determinado conteúdo: obras de grandes pintores, imagens do corpo humano, fatos históricos, para que os alunos comentem.
• Arte e criatividade: criar um espaço coletivo para a apresentação de mensagens de datas comemorativas, fotos, desenhos produzidos pelos alunos e vídeos.
• Relatórios de visitas e excursões de estudos: criar um blog para cada turma sua e colocar fotos deles, para que relatem a importância daquele momento.
• Descrição: criar um blog que descreva o lugar onde mora, charadas para descobrir qual é o lugar da cidade ou qual é a cidade, bairro, personagem, ... O que mais sua criatividade permitir...
• Aula de Pesquisa e Avaliação: de acordo com sua disciplina, criar sua biblioteca virtual, para pesquisa de alunos e professores, por ex: Artes (Modernismo), já deixe um blog elaborado com os temas e os sites que os alunos deverão pesquisar, para ganhar mais tempo na Sala de Tecnologias e não permitir que os alunos entrem em outros sites, direcionando a pesquisa.
• Projetos: elaborar seu projeto, colocar no blog. Comentar sua experiência e colocar os links das tarefas e atividades executadas, que podem estar no ar no site da escola.
• Quiz: criar um Quiz para seus alunos ou eles criarem para os outros responderem.

Texto creditado ao site: OVERMUNDO, Entre no site e leia na íntegra.
Postado por Rosangela Pinho

Um comentário:

  1. OLa
    somos alunas do 2º período de pedagogia, e estamos estudando a importancia da tecnologia na educção..
    nossa equipe ficou responsavel por pesquisar sobre blogs..
    adorei seu blog...e suas sugestões de uso do blog na educação foram ótimas obrigada!!!

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.