sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vamos refletir...


A utilização da tecnologia na escola

O espaço da sociedade atual é a materialização de uma série de descobertas e transformações que proporcionaram novas tendências comportamentais e intelectuais. O homem ao mesmo tempo que torna-se descobridor de novas fontes de tecnologia e altera sua relação com o meio em que vive, torna-se um produto desse processo.

A escola nesse âmbito é o palco da produção e reprodução dessas descobertas, é o espaço onde o fazer tecnológico deve por excelência gerar novas expectativas e proporcionar cada vez mais a investigação e a necessidade de renovação do saber. Nesse processo os atores que configuram esse espaço de iniciativas devem trilhar caminhos que levem a integração dos espaços pedagógicos como forma de desenvolver plenamente técnicas que venham culminar com a utilização das mídias como alternativa de aproximar os educandos da realidade que os assiste.

As mídias proporcionam no ambiente escolar o interesse pelo fazer de uma forma nova e interessante, pois apresentam um legue de prerrogativas que fornecem ao professor um campo vasto e rico de metodologias que podem desenvolver conteúdos programáticos buscando a realidade do aluno e o mais cativante ainda é a participação excessiva dos alunos em trabalhar assuntos que muitas das vezes tinham um grau muito grande de dificuldades e tornam-se mais compreensivos.

Quando há a aproximação dos conteúdos programáticos com a realidade do aluno ou quando este sabe o que fazer com tanto conteúdo ou ainda quando este se torna um investigador e transformador de sua própria realidade, certamente os resultados desses processos para a sociedade é mais evidente de uma forma positiva do que tornar este aluno um mero consumidor de tecnologias.

Tendo em vista os avanços tecnológicos, a escola não pode deixar, em hipótese alguma, de proporcionar ao educando os caminhos que o levarão a construção de um conhecimento consolidado com o cotidiano da atualidade. Caso contrário o ambiente escolar estaria transformando esse aluno em um excluído digital e se tornando um espaço pouco atrativo e alheio às transformações da modernidade.

A informática significa um mundo novo, cheio de descobertas e de conhecimentos, é um leque de informações e atualizações que faz com que lugares distantes e de realidades distintas se aproximem em uma velocidade imediata, daí a sua importância na troca de informações e também apresenta um magnetismo muito grande que nos atrai por sempre apresentar algo de novo.


A educação hoje deve, impreterivelmente estar envolvida nesse contexto tecnológico e informacional , captando cada vez mais as mudanças ocorridas no cotidiano da sociedade atual para que não se torne desatualizada e consiga envolver o aluno nessa gama de descobertas e, mais ainda, que ele aprenda a utilizar cada vez mais as tecnologias para o seu desenvolvimento como cidadão.

Micheline Banhos

2 comentários:

  1. Parabéns Micheline, seu texto está muito interessante. Sua reflexão contribui para afirmar o lugar e o papel das mídias no contexto escolar.

    Você demonstra compromisso com seu trabalho e com este NTE, sua participação será decisiva para que juntos possamos realizar as mudanças que almejamos.

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Instigar o jovem a refletir esse contexto e tormar decisões de forma autônoma é o grande desafio da educação.

    Parabéns professora Micheline.

    Roberto Martins

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.