domingo, 13 de dezembro de 2009

Encerramento das ações do NTE e do Projeto Alunos Argonautas



Nascido em janeiro de 2009, este NTE começou suas atividades com uma equipe composta pelos multiplicadores Tony Cunha, Cristiane Burlamaqui, Micheline Banhos e Tânia Barata, coordenados pela profª Bertolina Santos.

Inicialmente ficou estabelecido fisicamente na sede da SEDUC, mas com uma equipe que tinha uma força de trabalho muito grande que não reconhecia em seu espaço físico uma limitação para desenvolver suas atividades. E passou a trabalhar com duas linhas: a formação de gestores e técnicos e a formação de alunos, através do Programa Alunos Argonautas.

Tendo que sair da Sede da Seduc, o NTE migrou, em agosto deste ano, para a sala de informática da Escola Edgar Pinheiro Porto, onde fomos acolhidos com parceria e espírito colaborativo pela direção da Escola. Trouxemos para o espaço desta escola o Programa Piloto de cursos de produção de vídeos, uma parceria com o IAP.

Ainda em agosto deste ano, recebemos um grande abalo: nossa coordenadora, profª Bertolina Santos, afastou-se de suas atividades por problemas de saúde, permanecendo até agora. Além disso, a profª Tânia Barata, sai de licença maternidade e o profº Tony Cunha passa a integrar o quadro da CTAE.

Em compensação, integram a equipe a profª Jamille Galvão e o profº Roberto Martins, a partir de junho e agosto, respectivamente. Em
outubro, mudamos definitivamente para nosso espaço, a sala da Escola Antonia Paes, onde passamos a conhecer a garra dos formadores/bolsistas do MEC, Fernanda Cruz, Francinei Monteiro e Valdinei Souza – atuando no Marajó – e Carolina Pitágoras e Francisdalva Aires, incansavelmente aqui em Belém.

Com toda essa trajetória de adversidades, nunca esmorecemos e conseguimos formar ao longo deste ano, aproximadamente 400 professores, 80 alunos e 100 técnicos administrativos, em diferentes linhas: formação continuada de professores, inclusão digital, cidadania digital e educação especial. Nosso blog, nascido em junho deste ano, já conta com quase 2600 acessos, ou seja, apresenta uma média de quase 600 acessos por mês.
São números expressivos e significativos quando olhamos para a trajetória de mudanças e baixas na equipe.

Atualmente somos responsáveis pelos programas:

  • Alunos Argonautas: ação centrada no protagonismo juvenil, que tem por objetivo disseminar a cultura de utilização das novas tecnologias nas escolas, criar e fortalecer uma cultura de utilização de computadores nas salas de informáticas como recursos pedagógicos e ferramenta para promoção da cidadania digital, mediante o engajamento de alunos do ensino básico da rede estadual de ensino, que atuarão como monitores nas salas de informática, durante a semana, viabilizando a efetiva utilização, de forma criativa dos recursos tecnológicos disponíveis em nossas escolas.
  • Capacitação do Programa Prosseguir: baseado na concepção das classes hospitalares, é destinado a prover atendimento educacional especializado a alunos impossibilitados de freqüentar regulamente a escola em razão de tratamento de saúde que implique em internação hospitalar, atendimento ambulatorial ou permanência prolongada em domicílio.
  • Juventude, Tecnologia e Cidadania Digital - é uma resposta pedagógica à demanda da USE 04 no enfrentamento dos problemas de exclusão social e violência urbana e seus reflexos no ambiente escolar. Procura desenvolver atitudes de reflexão e ação para jovens liderança através de conteúdos de seu interesse, evidenciando a Inclusão Digital voltada para a conquista da cidadania.
  • Além disso, tivemos as oficinas de Portal do Professor, Domínio Público e de blogs educativos para alunos e professores.

Ainda estamos nos organizando estruturalmente, mas já demonstramos que temos muita vontade de contribuir para que se disseminem o uso das tecnologias nas escolas, de forma a proporcionar o uso responsável e produtivo das salas de informática.
Nosso ímpeto se renova a cada curso ofertado, quando percebemos em cada projeto construído, em cada depoimento, o resultado das sementes que estamos plantando.
Em 2010, estaremos acompanhando de perto os projetos construídos ao longo deste ano, através de um plano de assessoramento pedagógico, além de ofertamos novos cursos e oficinas que vêm com mais novidades para nossos educadores.

Por todos esses motivos, é com imensa satisfação que convidamos a toda a comunidade escolar a participar do encerramento das atividades do NTE Belém II, que junto conosco construíram esta trajetória de sucesso para um NTE recém-nascido.

Programação:

9h - Abertura -
Wilson Barroso - DEDIC/SAEN
Luis Cavalcante - DITEC
Coordenador da CTAE
Bertolina Santos - coordenadora do NTE Belém II
Marcelo Carvalho - Coordenador do NTE Belém WL
José Messiano - Gestor da USE 04

9:45h - Apresentação da logo do NTE e das Ações 2009
profª responsável Jamille Galvão

10:15h - Apresentação do curso Juventude, Tecnologia e Cidadania
Profº responsável - Roberto Martins

10:30h - Socialização das ações do Programa Argonautas
Profª responsável - Cristiane Burlamaqui/Micheline Banhos

11h - Premiação do concurso de Blog Argonautas

11:20h - Entrega dos certificados do Curso Juventude, Tecnologia e Cidadania

11:45h - Encerramento e mensagem final


Texto: JGS
Arte: Francisdalva Aires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.