quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Alunos Argonautas ministram cursos na "1ª Semana da Cidadania Digital"

A equipe do NTE Belém 2 que coordena o Projeto Alunos Argonautas em todo o Estado do Pará, esteve orientando e dando suporte a ação que recebeu o nome de 1ª Semana da Cidadania Digital. Esta ação consiste na promoção de cursos e oficinas de inclusão digital em BotoSet Linux para os jovens da comunidade escolar a serem ofertadas durante uma semana, os cursos são ministrados pelos alunos monitores da sala de informática em parceria com os professores coordenadores daquele espaço.
No período de 25/08 a 05/10/2009 por meio do Projeto Sementinhas, a professora coordenadora da sala de informática e o aluno argonauta Carlos Souza da
Escola Temístocles de Araújo fizeram a inclusão digital de 92 alunos da escola, de 17 a 20/11/2009 os monitores da Escola Dr Pádua Costa promoveram a 1ª Semana da Inclusão Digital na Escola, na semana de 30/11 a 04/12 foi a vez das Escolas Arthur Porto e Barão de Igarapé Mirí dar sua contribuição para a equidade digital. Do dia 01 a 12/12 será a vez das Escolas Lucy Corrêa de Araújo, Palmira Gabriel e Vilhena Alves, na semana de 14 a 18/12 os alunos monitores da Escola Amílcar Alves Tupiassú estarão ministrando o curso de Inclusão Digital e a oficina de Blog e nos dias 05 e 06, 12 e 13, 19 e 20, de 26 e 27/12/2009 os professores coordenadores da sala de informática e os alunos argonautas da Escola Helena Guilhon estarão com cursos de inclusão digital para a terceira idade nos fins de semana.
Estas ações marcam a participação social dos jovens monitores do Projeto Alunos Argonautas em parceria com os professores e diretores das Escolas, todos caminhando juntos em busca de uma sociedade mais justa por meio de uma Escola inclusiva que incentiva e apóia a prática cidadã e a paz no ambiente escolar. Parabenizamos, desde já, a todos aqueles que se esforçaram para que esta ação conseguisse alcançar mais de 800 cidadãos que ainda permaneciam sem acesso a linguagem da tecnologia da informática.
Obs: Ainda aguardamos a confirmação da ação e o período das oficinas e cursos a serem ministrados pelos argonautas nas escolas Deodoro de Mendonça, Eunice Weaver, Ruth Rosita, Antônio Godin Lins, Consuelo Coeli e Souza e Frei Daniel. Até lá.

2 comentários:

  1. pantoja.jacira@gmail.com2 de dezembro de 2009 às 17:32

    Estão de parabéns, Diretores e alunos que promovem cursos para jovens e adultos e comunidade escolar para que tem oportunidade de vivenciar o mundo digital. A inclusão digital para a terceira idade vem fortalecer a inclusão na sociedade que antes eram vistos apenas como um ser improdutivo, hoje vemos que eles estão participando de uma sociedade ativa e inclusiva tanto no mercado de trabalho quanto no meio social.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo os alunos argonautas que, à semelhança da mitologia que emprestou o nome ao projeto, lutam com várias adversidades nada mitológicas e permanecem firmes em busca do velo de ouro da cidadania digital.
    Parabéns às coordenadoras do Projeto Argonautas por esse importante trabalho que vem desenvolvendo com esses alunos. Agora que começa a germinar suas primeiras sementes lançadas, deve-se intensificar a atenção e continuar estimulando e orientando esses desbravadores do conhecimento para que a ação cidadã se solidifique.
    Abração

    ResponderExcluir

A equipe do NTE agradece a visita e a contribuição.